Skip to Content

¡Bienvenido!

Comparta y comente sobre el mejor contenido y las mejores ideas de marketing. Construya su perfil profesional y conviértase en un mejor mercadólogo.

Registrarse

You need to be registered to interact with the community.
This question has been flagged
As a moderator, you can either validate or reject this answer.
Accept Reject
10 Views

A abordagem do curso, a partir do pensamento de Michel Foucault, ampliou minha compreensão sobre as dinâmicas de poder presentes na Igreja e na sociedade. A reflexão sobre a microfísica do poder mostrou-me que o poder não está apenas nas estruturas formais, mas também se manifesta nas relações cotidianas, influenciando a maneira como as pessoas convivem, participam e exercem suas responsabilidades. Isso me levou a perceber a importância de construir relações mais horizontais, equilibradas e respeitosas.

Também foi muito significativa a reflexão de José Comblin sobre o cristianismo estrito, pois ajudou-me a superar uma compreensão da fé reduzida ao simples cumprimento de normas. Essa perspectiva nos convida a viver de forma mais autêntica a mensagem de Jesus, reconhecendo que a Igreja é humana, possui limitações e precisa estar em constante processo de conversão e renovação.

Ao mesmo tempo, essa reflexão provocou-me diante das formas de exercício do poder que ainda dificultam a escuta, o diálogo e a participação dos leigos na Igreja. Isso nos desafia a construir uma Igreja mais profética, humilde e participativa, na qual a autoridade seja compreendida como serviço.

Percebo também a necessidade de fortalecer o diálogo entre lideranças, movimentos e grupos pastorais, criando espaços de aproximação, escuta e articulação. A autoridade exercida como serviço pode favorecer uma participação mais efetiva dos batizados, valorizando seus dons, experiências e compromissos. Assim, a Igreja poderá avançar para uma vivência mais sinodal, fraterna, acolhedora e próxima das pessoas.

Discard

Your Answer

Please try to give a substantial answer. If you wanted to comment on the question or answer, just use the commenting tool. Please remember that you can always revise your answers - no need to answer the same question twice. Also, please don't forget to vote - it really helps to select the best questions and answers!